terça-feira, 13 de abril de 2010

Apresentação de Belo Horizonte para o mundo

Em 1949 o escritório de relações internacionais dos EUA fez um vídeo de apresentação de Belo Horizonte, seu surgimento planejado, sua expansão que poderia ser "sem limites" e tudo que movia aquela cidade de pouco mais de 200 mil habitantes. As imagens são sensacionais! Só as do Minas Tênis Clube, dos colégios e dos barcos velejando na Pampulha já valem os longos 17 minutos do filme.
Colaboração: Joaquim Coelho (a.k.a Joca)

76 comentários:

  1. Uma fantástica viagem no túnel do tempo!
    Eu nunca tinha visto um material tão completo como este. Realmente uma relíquia que nos faz ter vontade de voltar no tempo...já pensou !?
    Viver o início de tudo, andar de bondinho na Afonso Pena, sair tranquilo pelas ruas do centro, pegando um cineminha na praça Sete, passar os finais de semana na Pampulha, só pescando e nadando. Bão dimais sô ! Meus pais e tios é que irão adorar este vídeo, pois essas imagens fazem parte da vida deles.
    Leonel Melo Franco Santiago (46anos)- Paracatu MG

    ResponderExcluir
  2. Só mostra a torcida do cruzero ai??????? 15 minutos do video. Porque?

    ResponderExcluir
  3. Que video massa... estudei naquele colégio (IEMG) por 14 anos... desde os 4 anos de idade...

    ResponderExcluir
  4. Incrível... quero mostrar esse vídeo até para os meus netos...
    se alguém souber como baixar esse vídeo, por favor comente, quero guardá-lo como uma relíquia.
    Amo BH radicalmente!!!

    ResponderExcluir
  5. Legal,Bhte é linda mesmo que seja 1900 e eu atrás...Se bem que hoje estamos mais lindas...rsrsrsrs...

    ResponderExcluir
  6. Como esta cidade é rica, É LÁ GENTE QUE TEREMOS TUDO PARA NOSSO DESENVOLVIMENTO A BAIXO PREÇO E UMA MÃO DE OBRA IDIOTA QUE ACHAM UMA BELEZA SEREM FILMADOS PELO GOVERNO AMERICANO. Legal dimais da conta né?

    ResponderExcluir
  7. Muito bom esse vídeo! Até quem não viveu esta época, especificamente, se emociona com a beleza e a organização de nossa cidade!
    Parabéns pelo achado!
    Abraço!
    http://aurosgestao.blogspot.com
    Leão

    ResponderExcluir
  8. É uma verdadeira relíquia, um vídeo de dar inveja a muita cidade europeia da época. BH foi, e continua sendo, uma das melhores cidades do Brasil pra se viver.

    E essa Alcione ou não fala inglês ou é mais ignorante que uma porta.

    ResponderExcluir
  9. excelente resgate da história do Brasil e específicamente de Belo Horizonte...como conseguimos estragar tudo isso é a pergunta que não quer calar!!

    ResponderExcluir
  10. Desde de ontem os EUA ficava de olho na Amazônia !!!

    ResponderExcluir
  11. Fantástico!!!!!!
    É a prova de que nós Mineiros sempre fomos (e continuamos sendo)admirados por todos no mundo inteiro...
    Agora,não entendi o comentário acima... AMAZÔNIA!?!?!?!

    ResponderExcluir
  12. Para quem quiser baixar, está aqui, neste site: http://www.archive.org/details/BeloHori1949

    Acho que já é domínio público, assim, tem o arquivo de vários tipos e formatos lá.

    Divirtam-se!

    ResponderExcluir
  13. Magnífico documentário, um tesouro inestimável!

    ResponderExcluir
  14. Este vídeo mostra uma grande relíquia nacional.
    Apresenta conteúdos históricos e mostra uma importante riqueza já erguida pelos mineiros daquela época, assim como, uma bonita arquitetura e paisagismo que fascina.
    Aprecie este Patrimônio do Estado de Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  15. Muito bom o documentário e considerando que a internet possui muitas pessoas solidárias, alguém com domínio na língua inglesa poderia inserir legendas em português e postá-lo novamente aqui. Seria excelente, pois ele se tornaria mais atrativo para ser mostrado as pessoas muito jovens.

    ResponderExcluir
  16. Tô contigo Danilo, apesar de no fundo mesmo quem não entende inglês sabe o que esse vídeo transmite, ficaria mais claro se fosse traduzido.

    Geraldo Guedes

    ResponderExcluir
  17. belissimo e, por favor, naum xinguem a porta chamando-a de "alcione". ela naummerece.

    ResponderExcluir
  18. Naquela epoca a torcida do Cruzeiro já era grande

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Quanta história!
    Quardarei com carinho.
    Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  21. Como falar de um Mundo melhor, com tanta tecnologia de ponta sem antes conhecer o passado e pensar nessas coisas de maneira mais simples, que teve e pode ter mais sentido. Qual é a nossa contribuição? Refletir e pensar...agir

    ResponderExcluir
  22. como disse o papa João Paulo VI em 1980 : É um "belísimo horizonte!" concordo inteiramente com o Danilo, legenda vai ajudar muita gente. só gostaria de saber quando iniciou o crescimento desordenado... os aglomerados foram citados?!É um Belo Horizonte como um todo!

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Caso alguém queira baixar o vídeo, o RealPlayer SP faz o trabalho. Quem o tem instalado ao passar com o mouse sobre o vídeo tem a opção de baixar.

    ResponderExcluir
  25. Muito bom ...
    Eu como um belo horizontino fico feliz em poder resgatar as antigas imagens da minha cidade amada .

    ResponderExcluir
  26. como dizia a frase estampada no selo do Instituto Histórico de Ouro Preto , fundado pelo meu bisavô ; Vicente Racioppi
    ¨ÏNTERESTO SI PRAETERITVM DILIGAS¨...¨QUEM NAO AMAR O PASSADO NAO ENTRE¨
    NEY
    Vídeo espetacular...

    ResponderExcluir
  27. Simplesmente show. Realmente quem nao amar o passado, nem assista

    ResponderExcluir
  28. Realmente estas imagens são lindas, ver a praça sete e vermos a diferença de hoje. Incrivel....

    ResponderExcluir
  29. É uma viajem ao passado, retornei a minha infância e adolescência. Amo BH, além de bairrista sou saudosista. Uma relíquia.

    ResponderExcluir
  30. Muito interessante! Nasci em BH, 1952 e tenho recordações incríveis em vários cenários passados nestas imagens. Realmente uma preciosidade. Adorei.

    ResponderExcluir
  31. Impressionante!! Coisa de se emocionar, ver Juscelino trabalhando, hoje os oportunistas usam de forma irresponsavel o nome de uma personalidade igual a esta, Lula por exemplo!! Sem comentarios!!

    ResponderExcluir
  32. Muito bom mesmo esse vídeo!
    Como posso baixá-lo, para tê-lo para mim?
    andremap@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. agradecemos a Tânia trindade (nossa cliente e amiga) pelo envio deste excelente video sobre bh, há muito que se enteder sobre o nosso passado e relacioná-lo com o presente e futuro, parabéns aos produtores.
    abraços eduardo, Clemência Turismo (city tour em bh e cidades de minas.

    ResponderExcluir
  34. The most un-self-conscious representation of Belo Horizonte I have ever seen - almost as cute as it is naive. LOL

    ResponderExcluir
  35. Muito me orgulho de ter sido galardoado pela Câmara Municipal de Belo Horizonte,em 1992, com o título de "Cidadão Honorário de Belo Horizonte".
    Guardo no relicário de minhas boas lembranças os bons tempos vividos na boa terra mineira, onde conquistei grandes e eternas amizades.
    Fui Comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR)- antiga Base Aérea da Pampulha - nos idos de 1991 e 1992.
    Adorava frequentar, aos sábados, o Mercado Municipal, para saborear uma boa cervejinha acompanhada de um bife de fígado acebolado. Ô trem bão!
    Aos meus queridos amigos mineiros deixo aqui o meu cordial e fraterno abraço.
    MANUEL CAMBESES JÚNIOR
    Coronel-Aviador Refm
    mcambeses@yahoo.com.br

    "Um carioca de nascimento, mineiro por adoção e belorizontino de coração"

    ResponderExcluir
  36. NOOOSSAA....AMEI!!!!ALIÁS! EU AMO BH!
    "...É AQUI QUE EU MORO...É AQUI QUE EU QUERO FICAR...POIS NÃO HÁ ...LUGAR MELHOR QUE BH...."
    PERFEITOOO.!!! VOU DIVULGÁ-LO PRÁ O SEMPRE!!!

    ResponderExcluir
  37. Sensacional este arquivo.Nascido em Itabira em 1956 pude sentir um pouco qo que foi aquele inicio da construção da VALE, tendo meu pai trabalhado naquele processo de carregar caminhões e trem.Parabens pelo arquivo. Ah, que saudade da BH, de Ouro Preto.Amei esta apresentação no meu saudosismo mineiro.Um abraço de paz.

    ResponderExcluir
  38. Muito bom, bem explicado e ilustrativo - uma relíquia.
    Vou arquivá-lo e também enviá-lo a meus filhos e netos. É uma boa oportunidade de que eles conheçam a cidade onde nascemos e vivemos.
    Tempos bem diferentes dos de hoje.
    Marina

    ResponderExcluir
  39. Belissimo; essa e' minha BH, vou mostrar minha filha, e' realmente uma relíquia.

    ResponderExcluir
  40. Se é verdade que rever esse passado exalta-nos o espírito, é também certo dizer que vivenciar a Belo Horizonte dos dias atuais nos assombra e angustia.

    ResponderExcluir
  41. hoje tenho 70 anos,que agradável ver minha cidade do passado tenho saudades da belo horizonte, fico muito feliz fui seu suplente na câmara de vereadores, que bom calçamos mais de setenta ruas e vielas , fizemos com as propias mãos mais de 1500 metros de esgotos, fechamos mais 500 foças, quantas crianças salvas das infermidades, que bom que hoje posso olhar o passado lembrar dos saltos dos bondes em movimento, era comum saltando de costas , quem sou eu hoje hemmm! é muito bom lembrar, a cidade onde nasceram meus filhos, netos, e muitos amigos e inimigos.

    ResponderExcluir
  42. Roberto Catti:
    Realmente, o nome se faz jus: BELO HORIZONTE!
    Projetada por Aarão Reis, engenheiro que foi o precursor da engenharia para Brasília, sua única falha foi calcular 100.000 habitantes para a nossa capital!
    O projeto arquitetônico em forma de um tabuleiro de xadrêz ou de dama, como quiserem, fêz com que as ruas e avenidas tivessem um escoamento mais rápido para se chegar a qualquer ponto determinado. Hoje hein?!....
    Em relação à desordem urbana, se deu ainda na construção de B.H., operários alemães e italianos foram recrutados para a construção da nova capital, pois a mesma foi delimitada dentro da Av.: Contorno, daí para fora, era considerada área de roça, mas a cidade cresceu tanto que podemos já dizer que a região metropolitana de B.H. pode virar bairros de B.H.
    Parabéns Belo Horizonte pelos seus 113 anos!!!
    Am o DEMAIS a nossa cidade

    ResponderExcluir
  43. Tenho 59 anos e memória muito boa! Eu andei de bonde bem novinha na Praça Raul Soares. aliás, ia todas as noites na fonte luminosa com minha mãe, minha tia e meu primo! Eitá tempo bão, sô! E prá não ficar só na internet, não largo meu crochet e afins.

    ResponderExcluir
  44. Ah! Vi os tratores funcionando prá construir o JK sentadinha no muro da nossa casa na rua Timbiras junto com meu irmão e meus primos.

    ResponderExcluir
  45. É simplesmente maravilhoso!!! Fantástico.

    A perfeição da imagem, do som visto a época que foi filmado.

    Um tesouro a ser guardado por todos nó mineiros, para que se passe para as gerações futuras.

    Parabéns, pra quem este tesouro descobriu

    ResponderExcluir
  46. Galera, na boa. O mundo continua pouco se importando com Belo Horizonte desde então. E Minas Gerais continua sobrevivendo aos trancos e barrancos, sugando as energias de SP e RJ. Tenho pena.

    ResponderExcluir
  47. Ele está disponível neste endereço:
    http://www.archive.org/details/BeloHori1949

    ResponderExcluir
  48. É SIMPLESMENTE EMOCIONANTE!!
    BELO HORIZONTE JÁ NASCEU BONITA.
    Sou belorizontina nascida na Santa Casa de Misericordia em 1951. Aqui vivi e cresci. Tenho recordações maravilhosas dos passeios pela Av Afonso Pena em 1956, nas charretes do Parque Municipal enquanto comia algodão doce, andei muito nos bondinhos da Rua da Bahia, frequentei o cine Metrópole, cine Brasil, cine Tupis, nas matinées de domingo... Vi com muito gosto estas imagens de um arquivo que agradeço a quem o divulgou. À medida em que via as imagens porém ia sentindo um nó na garganta, ao constatar mais uma vez o crescimento desordenado que acabou com toda esta beleza. Uma cidade que poderia ser patrimonio da humanidade, que nasceu como uma jóia, não apenas pelas suas pedras preciosas, mas que era realmente atraente, aprazível, gostosa de se viver. Faltou planejamento urbano em seu crescimento. Onde foram parar tantos monumentos? A Feira de Amostras, na praça Vaz de Melo, no que virou? E as árvores da Av. Afonso Pena? Precisavam ter sido cortadas? Não havia uma forma de saneamento que evitasse aquele desastre ambiental? E nossas serras que continuam sendo mutiladas com a exploração do minério? ESTE VIDEO PODE SE TORNAR UM GRITO DE ALERTA CONTRA O DESRESPEITO AMBIENTAL DO QUAL A CIDADE (e seus arredores) CONTINUA SENTO VÍTIMA EM NOME DO PROGRESSO.

    ResponderExcluir
  49. Nascida e criada que fui em BH. De família de colonos italianos que ajudaram na construção da Capital das Minas Gerais, AMEI este documentário, gostaria de ter uma cópia deste para guardar em meus arquivos. Seria possível?
    É AQUI QUE EU AMO... É AQUI QUE EU QUERO FICAR... POIS NÃO HÁ LUGAR MELHOR QUE BH.
    Ana Maria LS

    ResponderExcluir
  50. Este vídeo tem que ser mostrado em todas as escolas de Belo Horizonte. Não podemos deixar de mostrar a história desta grande Cidade. Tenho orgulho de morar nesta cidade.
    Odilon Neto

    ResponderExcluir
  51. Nossa, legal demais.. Muito bom e imprensionante ver como era nossa cidade há meio século.. Parabéns pelo Blog, to adorando!

    Stephanie Gomes

    ResponderExcluir
  52. Parece a Gothan City do Batman que eu via quando era criança.
    Pena que essa BH não exista mais. Ainda bem que temos um video como esse para lembrar que ela já foi assim.

    ResponderExcluir
  53. Realmente maravilhoso resgatar um pouco do nosso passado, Mineiros e em especial Belo Horozontinos tenham este belo filme para resgatar um pouco da história desta cidade bela.

    ResponderExcluir
  54. Muita saudade do bonde, da feira de amostra, das árvores e até dos amintinhas da Afonso Pena. Nossa, como é bom ser mineiro! Minas é mesmo "um trem que no peito se sente. É um prazer diferente de sentir mais gente!"

    ResponderExcluir
  55. "Eu sou, porque nos somos".
    Sempre que vejo retratações como esta, me vem a mente Frank Kapra e seu filme "A felicidade não se compra".
    Enquanto tantos contribuiram para o bem geral, outros tantos nada acrescentaram, ou, subtrairam.
    Cada um de nos tem sua parcela de contribuição no contexto que se desenha.
    Façamos cada um, a sua parte, e viveremos num mundo cada vez melhor.
    Viva BH. Viva sua GENTE, tão maravilhosa.
    Ivan J. Vieira

    ResponderExcluir
  56. Que bom reviver nossa cidade. Cidade por onde andei, pelas suas avenidas, bondes, troleybus. Rever suas escolas, ver nosso saudoso Juscelino Kubtschek à frente da Prefeitura Municipal, ainda jovem e vigoroso, planejando não só nossa cidade mas sonhando com Brasilia. Um filme que nos dá imensa saudades. Sabemos que o mundo anda para a frente, mas, quanta recordação boa, das pessoas centradas em seus afazeres, até nossos presidiários eram úteis para a sociedade, ao contrário de hoje que são parias esperando o momento de atacar novamente. "Oh! Minas Gerais, quem te conhece não te esquece jamais...". Que bom que Minas não tem praia. Seria uma covardia com o resto do Brasil. Sylvio Mauro. ´

    ResponderExcluir
  57. Não adianta xingar a Alcione, por que vamos combinar: o vídeo realmente é lindo, nostálgico para quem viveu esta Belo Horizonte e para quem já estudou algo sobre o seu passado.
    Mas nem por isso o vídeo deixa de ter um caráter 'colonialista' sim. Ele mostra a cidade linda, o clima ameno, as virtudes do Belo Horizontino e de sua cidade, mas cerca de um terço do vídeo é para falar da riqueza da mineiração da região. Isso não foi por acaso, né.
    EUA não veio aqui só para filmar BH e mostrar como ela é linda e planejada pro povo de lá.

    ResponderExcluir
  58. F A N T Á S T I C O !!! Interessante como são as coisas. Acredito que o Brasil ainda está em tempo de reavaliar os seus conceitos em todos os sentidos. Parece que outras nações valorizam mais o nosso país, que nós mesmos...que pena. Somos um tesouro Grandiosíssimo e infelizmente a maioria, buscam riquezas lá fora. A C O R D A B R A S I L !!!

    ResponderExcluir
  59. Quem quiser, com legenda (uma bem mais ou menos) aqui no yout tube, em 2 partes

    http://www.youtube.com/watch?v=HmUYpG0zwUE&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=5SIUgk9M-Dw&feature=related

    ResponderExcluir
  60. Mostra o quanto somos atrasados. Foi preciso o Departamento de Estado dos EUA produzir um documentário sobre nossa BH, pois os próprios brasileiros não reuniam condições técnicas para tal. Estivemos e estaremos sempre uns 50 anos atrás dos EUA.

    ResponderExcluir
  61. Esta é BH, como simplesmente a chamamos, hj com 42 anos, meu pai completou recentemente seus 72 anos, temos em memória muitas destas cenas, meus pais e tios nos contavam fatos e situações, em que eu, meus irmã e meus primos, mesmos sendo de 1 geração após, mesmo nao tendo vivido esta época podíamos visualizar estas cenas, pela riqueza de detalhes como nos contávamos, qdo eu nasci, até me entender como gente em meados de 70 ainda podia perceber um pouco dessa época que ja se esvaía em meio ao grande progresso que chegava com lojas e "novidades" do mundo ao redor... talvez o progresso desordenado, a televisão, os novos modismos, a tal "revolução" democrática dos anos 70 a 80, tenham sufucado essa antiga Belo Horizonte, infelizmente chegamos em uma época que os nossos próprios filhos e gerações futuras evoluem tanto que distanciam esta BH nostálgica que hoje tem apenas alguns requícios ou vestígios nas poucas obras conservadas, nos prédios antigos do centro, ou algum documentário antigo, fotos antigas, raramente expostas em algum pub, bar ou restaurante antigo, em poucos museus, mas ainda sinto que ela existe, talvez num fim de tarde, ao andar entre as vielas do "Mercado Central", ou debaixo dos arvoredos antigos das ruas do centro... ainda existe ela por aki... meio esquecida, um tanto sufocada, metropolizada, mas a nossa Belo Horizonte continua viva... seguindo em frente... =O)

    ResponderExcluir
  62. Minha bela cidade natal, meu Belo Horizonte, que resiste bravamente ao progresso! Viajo muito pelo mundo e quando retorno, sinto uma emoção muito grande, como se fosse a primeira vez de meu retorno! Sensação, emoção indescritível!

    ResponderExcluir
  63. não entendo bem onde é que foi dar o grande progresso de belo horizonte e também do brasil:
    - temos nossas praças muradas (pça da estação)
    - nossas bibliotecas públicas não estão bem
    - o parque municipal é considerado lugar perigoso, quando na verdade é medo de conviver com o diferente, de estar com partes da sociedade que não estão devidamente documentadas nesse filme.

    a mineração, como se sabe, resulta numa des-humanidade que explora as pessoas e os meios naturais até transformar tudo em resíduo, em lixo, em nome de pura ganância. vontade de acumular, acumular, acumular.

    e como está Nova Iroque, o centro do poder americano hoje, hein? as pessoas de lá estão satisfeitas?

    de tanto querer enriquecer, ninguém consegue mais compartilhar um momento simples com ninguém.

    no mais, um beijo pra Alcione.

    ResponderExcluir
  64. p.s.s basta ver o estado em que se encontram as costas da Serra do Curral.

    ResponderExcluir
  65. Hoje recebi umas das belas artes que meus pais sempre me contarao com bela cidade que nasci e amo pena que esta muito modificado com largo dos mais com todos problemas e sera sempre e minha menina de meus olhos a linda Belo Horizonte ai tenho que cantar e cantar ooooo Minas Gerais oooooo.

    ResponderExcluir
  66. para todos verem que os sonhos brasileiros são desfrutados por poucos através dos tempos!...

    ResponderExcluir
  67. SENSACIONAL O VÍDEO. NO MEU BLOG TEM BELÔ TODAS AS SEMANAS. FOTOS E "ESTÓRIAS" MINHAS ENVOLVENDO A CIDADE.
    DÁ UMA OLHADA: WWW.TERAPIADECUTUVELO.BLOGSPOT.COM
    OBRIGADO
    RUBEM

    ResponderExcluir

Seguidores